quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Preparação de um musical - parte II

Queridos seguidores,
Como vocês sabem estamos produzindo um musical de final de ano e com tudo isso começamos a pensar na escolha das musicas, na montagem da coreografia e na confecção de novos figurinos.
Tudo isso leva tempo para preparação, por isso o ideal para a preparação de um musical é de 4 a 6 meses antes da data escolhida.
A escolha das musicas depende de muita consagração a Deus, louvores que tenham a ver com o tema do musical, hoje temos excelentes ministros e grupos de louvor com musicas ungidas e dadas pelo Senhor.
A partir de hoje iremos estudar a historia e a técnica de alguns ritmos que poderão ser utilizados na montagem de coreografias para final de ano.
Trarei um pouco de novas tendências dentro da dança para que possamos aperfeiçoar a arte e entregá-la ao Senhor.


O Lyrical Dance é um estilo de dança que mistura ballet e jazz. Lyrical é geralmente mais suave e um pouco mais rápido que o balé, mas não tão rápido como o jazz. Um bailarino lyrical usa o movimento para expressar emoções fortes como amor, alegria e raiva.

Bailarinos de Lyrical costumam dançar músicas com letras, e as letras da canção escolhida serve de inspiração para os movimentos e expressões. As músicas usadas para lyrical são geralmente carregadas de emoção e expressivas.

A música pode consistir de vários gêneros, incluindo rock, pop e hip hop. Poderosa, músicas são freqüentemente usadas na dança lyrical para dar aos bailarinos a oportunidade de expressar uma gama de emoções fortes através da sua dança.

Movimentos da dança lyrical são caracterizados pela fluidez e graça, com a bailarina que flui sem problemas de um movimento para outro, segurando as etapas de acabamento tanto tempo quanto possível.

Saltos são excepcionalmente elevados e crescentes, e são fluidos e contínuos.

(Fonte: Dicas de Dança)

domingo, 16 de outubro de 2011

Produção musical

Queridos Seguidores,
Gostaria de saber a opinião de vocês sobre a preparação de musicais principalmente relacionados ao Natal que está chegando!
Gostaria de saber suas dúvidas ou dificuldades para que possamos respondê-las pelo blog.
E para aqueles que produziram musicais que deram super certo, nos mande também que postarei no blog!
O nosso e-mail é dancacrista@hotmail.com


Deus te abençoe
Talita

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Ministério de dança não é citado na bíblia? Isso faz da dança um ministério não aceito por Deus?

Queridos,

Li esse texto no blog danceforjesus.wordpress.com e achei perfeito para a ocasião.
Leiam, reflitam e façam seus comentarios!

Deus te abençõe

 

Ministério de dança não é citado na bíblia? Isso faz da dança um ministério não aceito por Deus?

Você já teve problemas com pessoas que levantam uma bandeira para dizer que dança não é de Deus. Por mais que escutemos: “Não ligue vocês estão fazendo para Deus e não para homens”. Saber que dançamos em uma igreja que os pastores não concordam muito os membros da igreja. É muito difícil. Eu já vi sites e vários pastores pregando sobre isso. Sabe algo que eu acho impressionante, o mundo está perecendo da palavra de Deus por faltas de pessoas para falar. E os que têm a oportunidade de falar perdem o tempo criticando um trabalho tão frutífero como a dança e o louvor. Porque muitos criticam o louvor também. Ao invés de estar pregando aquilo para o qual eles foram chamados: “Pregar o evangelho”. Mais para sair fora um pouco do que eu quero dizer. Quero deixar um recadinho para essas pessoas de fracos espíritos. Enquanto você está subindo no altar e entrando em seus blogs e sites para criticar um trabalho e dizer que não é de Deus. A pessoa que estão fazendo esse trabalho chamado dança que vocês não concordam estão usando o dom para falar do amor de Deus. Você não vê alguém que dança criticando que o ministério de vocês não é de Deus. Sabe admiramos muito vocês e suas palavras quando são para edificar. Edificam o nosso ministério. Comecem a ver a dança com outros olhos e vocês verão que é um ministério de Deus sim. O que muito de você usam como “desculpa” é que não fala sobre dança na bíblia. Realmente não fala, na bíblia fala que Mirian dançou e que Davi dançou, mais foi em um momento de alegria. Aquilo não era um ministério na vida deles. E quando o apostolo Paulo fala dos 5 ministérios ele não cita a dança. Mais eu quero contar a vocês o porquê disso. Em Efésios 4:11:12 o apóstolo Paulo fala sobre os cinco ministério:
  1. Apóstolos:
  2. Profetas:
  3. Evangelista:
  4. Pastores:
  5. Mestre:
O apostolo Paulo coloca o que os ministérios existem para “o aperfeiçoamento dos santos” e “a edificação do corpo de Cristo”. O que acontece muitos diz: Viu não tem dança, não tem instrumentista e nem cantores escrito ali. “Isso tudo é ‘banal’”. É o que acontece e nós muitas das vezes não temos uma resposta para isso. Nós devemos ser um ministério que exerce um desses cinco ministérios. Não apenas um dançarino que adora. Mais um dançarino que é um profeta. Um dançarino evangelista e assim por diante.  Uma explicação rápida baseada em um livro que li.
  1. O ministro mestre: É aquele que tem habilidade principal o dom do ensino. Ele estudo a Palavra de Deus. O mestre é aquele que trabalha na construção e solidificação da fé das pessoas da congregação, mostrando a elas os princípios da vida e da fé contidos na bíblia.
  2. O ministro evangelista: Para mim um dos mais importantes e que deve ser exercido por todos os ministérios. Pois temos uma missão: Ir e pregar o evangelho. O ministro evangelista ele ensina a igreja e anuncia a Palavra de Deus aos que ainda não conhece.
  3. O ministro profeta: Engraçado que nesse tempo que venho trabalhando com blog o que eu mais vi nos grupos são grupos intitulados Profetas. Quero até mais para frente fazer um post específico sobre esse assunto. Mais agora só uma rápida passagem. O ministro profeta é aquele que traz a exortação, edificação e o consolo da igreja.
  4. O ministro pastor: Muitos pastores que não concordam com a dança, vão achar uma absurdo falar que um ministro de dança exerce um ministério pastoral. O ministro pastor é aquele que começa a fazer parte da vida das pessoas. As pessoas passam a se identificar com ele e querem contar testemunhos e experiências ou até mesmo pedir oração ou uma palavra de encorajamento.
  5. O ministro Apóstolo: Não é muito fácil falar desse ministério. Muitos dizem que ele não existe mais. A bíblia fala que os apóstolos viveram com Jesus e testemunharam sua morte, ressurreição e ascensão aos céus. Mas vemos que na historia da igreja outros, que não vivenciaram estas coisas, também agiram da mesma unção. O ministro apostolo é aquele visionário que propõem metas, desafios, que vai abrindo caminho o caminho e que, além disso, se preocupa em ajudar, capacitar, dar suporte aos outros.
Os lideres devem trabalhar com sua equipe e orar e buscar de Deus uma direção para qual o ministério que Deus quer que eles trabalhem. Não se limite, não ache isso algo impossível. Você precisa se encaixar nesses ministérios para que seu grupo esteja fazendo a vontade de Deus. Porque se seu grupo não se encaixa pensa você: qual o motivo de estar dançando? Se não é para cumprir a missão do: Ide. Se não é para trazer a mensagem de Deus para igreja, aquilo que Deus quer falar seja exorta, seja edificar, ou seja, consolar. Se não é para ajudar as pessoas quando elas mais precisam. O seu grupo precisar se achar. Ou ficara um grupo sem meta sem foco e isso não é bom. Como eu já disse um grupo sem meta qualquer coisa está bom. E nós não podemos nos contentar com qualquer coisa. Temos que sonhar aquilo que Deus planejou para nós

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Dicas sobre figurinos - escrito por Cris Lopes

Queridos seguidores,
Mais um texto da nossa colunista Cris Lopes sobre figurinos!

Olá á todos!

Olá hoje estarei falando sobre a importância de utilizarmos um collant ou macacão por baixo do figurino como proteção, afim de não causarmos exposição do corpo.
Na dança secular é muito comum utilizarem figurinos com um collant apenas, ou então sem o mesmo, para melhor expressão de sua técnica e liberdade de movimentos.
Mas na dança cristã, nosso cuidado precisa ser redobrado, pois de forma alguma podemos expor nosso corpo.
Você consegue elaborar os movimentos sem se preocupar se está aparecendo alguma parte corpórea.
Geralmente é muito utilizado um collant, mas uma ótima dica é a utilização do macacão que protege muito mais.
Pode ser encontrado nas melhores lojas especializadas em produtos para dança. Sendo encontrado em diversas cores, além de permitir mais liberdade ao ministrar com a dança.
Esse tipo de macacão é utilizado tanto por mulheres como por homens.
O figurino é uma composição e com certeza o macacão é um elemento fundamental.
Seja criativo use seu macacão com cores que tragam sintonia com o figurino.
Por hoje é só...
Até a próxima!
Um grande beijo!

Cris Lopes

Sugestões de DVD

Caros Seguidores,
Prometi a vocês dicas de DVDs sobre dança cristã, hoje falarei dos produtos da Cia Vivian Lazzerini.
O trabalho que eles vem desenvolvendo ao longo do tempo contribui para a formação de adoradores cristãos.

Você pode adquirir pelo site: http://www.vivianlazzerini.com.br/


Neste DVD você terá uma Vídeo - Aula Nível I de uma forma detalhada e completa, dividida em aquecimento e alongamento, técnica, variações e coreografia, todo o vocabulário ou nomenclatura do mundo da dança (Nível I), dicas de como montar uma coreografia, figurino e mais 6 clips como resultado de todo esse aprendizado executando todos os passos e técnicas mostrados neste DVD. Dessa forma, adquirindo este trabalho, você ou o seu grupo conseguirão de uma forma simples e prática aprender e ensinar a arte de dançar.




Vídeo-aulas Nível II

- Alongamento
- Passos e nomenclaturas
- Aula prática
- Coreografias
- Dicas de figurino
E muito mais...

Para que os ministérios de dança tenham um respaldo cristão para o uso das técnicas de dança nas igrejas.

Hoje, os líderes e ministérios vêem a dança não só apenas, como uma série de passos e movimentos repetitivos seguindo a letra de uma música, sem um aperfeiçoamento técnico, mas entendendo que a dança é a forma de expressar a mais rica alegria e amor pelo Reino, tendo um grande equilíbrio entre técnica, expressão e espiritualidade.

domingo, 9 de outubro de 2011

Indicações de DVD

Queridos seguidores,
Esta semana prepararei uma super dica de DVD's de video aula e de espetáculos para que vocês possam adquirir!!!

Aguardem!!

Talita Dantas

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Confiança

O pensamento de hoje é sobre confiança.
Pesquisei alguns significados sobre confiança e dois me chamaram atenção:

a) Esperança firme em alguém, em alguma coisa
b) Sentimento de segurança, de certeza, tranqüilidade, sossego daquele que confia na probidade de alguém

É dificil confiar em alguem que vemos, imagine, confiar em alguém que não vemos. Esse é um dos argumentos que os ateus usam para negar a existência de Deus.
Mas Deus quer que confiemos Nele e esperemos a solução de nossas dificuldades e aflições.
Quantas vezes não passamos por dificuldades em nosso ministério, em vários aspectos, na relação com os outros bailarinos, na relação com o bailarino com o líder do grupo, na arrecadação de dinheiro para compra dos figurinos.
Deus quer ver nosso descanso em verdes pastos, como diz Davi no Salmo 23, mas para isso, precisamos confiar no Senhor e saber que Ele está a nossa frente e luta na nossa batalha.

Essa é uma das características que um bailarino do Senhor precisa ter, pois precisamos confiar para deixar que Ele faça a obra completa!
Veja essa coreografia que fala sobre confiança!

Fique com Deus

Talita Dantas


Parceria - Curso de Elaboração de Projetos Culturais

Grandes são as dificuldades dos profissionais do segmento na elaboração de projetos e realização de eventos.
Apos a palestra na Expo Cristã e o Workshop de Elaboração de Projetos em Perdizes, inúmeros profissionais solicitaram o 2º Workshop de Elaboração para este ano ainda.

No curso será ministrado o Marketing Cultural, a base estrutural de projetos, aula prática de elaboração,
o passo-a-passo de como inserir um projeto nas Leis e informações sobre as Leis de Incentivos à Cultura.
Você não pode ficar de fora, agende as datas e invista em você!

PROMOÇÃO:
Ao preencher a Ficha de Inscrição no site www.agendaculturalbrasil.com,
favor citar a promoção do blog dancacristabr.blogspot.com,
O valor da inscrição será de R$ 170,00.
Não esqueça de citar na Observação a promoção.


2º WORKSHOP  DE  ELABORAÇÃO  DE  PROJETOS

Objetivos:
Orientar a todos os interessados no sistema de Incentivo à Cultura e sua disseminação.
Breve analise de conceitos em Marketing, Formatação de Projetos e apresentação ao patrocinador.
Aulas práticas e dinâmicas com trabalho de elaboração de projeto para conclusão do curso.

Entendendo a base de projetos:
. Marketing é pesquisa, e projeto é resultado,
. Marketing de oportunidades e seus cenários,
. Geração de idéias, seleção de idéias

Elaborando projetos culturais:
. Definindo: Síntese, Objetivos e Justificativa do Projeto,
. Cronograma de execução,
. Orçamento: Orientações Gerais,
. Modelo Básico de Orçamento,
. Planilhas codificadas de orçamento,
. Orçando Recursos Humanos e Bens Materiais,
. Orçando Custos Administrativos,
. Orçando Custos de Divulgação e Comercialização,
. Investimento mecenato a patrocínio,
. Apresentação do projeto ao patrocinador,
. Quem pode ser meu patrocinador,
. Apresentação do Projeto: Orientações Gerais

Leis de incentivo:
. Lei Rouanet (Reforma 2010)
. ProAC
. Lei Mendonça
. Patrocínio de projetos via leis

Palestrante: Ananda Niño
Bacharel em Marketing, pós graduada em Gestão de projetos, Atriz e Produtora (DRT: 33.719).
Conduz palestras explicativas de sua prática em elaboração de projetos voltado ao marketing cultural
e inserção em Leis de Incentivos, editais públicos e privados.
Ananda Niño também dirige a produtora astreze artes e trabalha para a Tv Globo (CGP - Projac)

Datas:
26 e 27 de novembro

Horário:
10:00 às 16:00 h

Local:
Auditório da Sociedade Bíblica do Brasil
Avenida Tiradentes, 1.441 - São Paulo - SP
Próximo Metrô Tiradentes
 
Carga Horária:
10 horas

Material:
- Apostila, CD
  (conteúdo de leis e modelo de projeto aprovado)
- Aulas multimídias

Cada participante irá elaborar o seu projeto.
Certificado de Conclusão
Vagas Limitadas!

Investimento:
R$ 170,00 (somente para os seguidores do blog Dança Cristã)

Procedimento:
Preencha a Ficha de Inscrição no site
e informaremos o procedimento.
http://www.agendaculturalbrasil.com/
Realização:
.Agenda Cultura Brasil
 Verônica Brendler
 Produtora e Assessora de Imprensa
.Centro Cultural da Bíblia - SBB

Maiores informações:
Tel:    21 - 3547 0121                 
Cel:  21 - 7872 3540    id 10*9925
Skype: veronica.brendler1
veronicaimprensa.rj@gmail.com
veronicabrendler.blogspot.com
agendaculturalbrasil.blogspot.com
http://www.agendaculturalbrasil.com/

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Palavra com Dança!

Tenho lido muito a respeito de dança cristã e sobre os aspectos de um bailarino de Cristo.
Uma das características de um bailarino de Jesus é saber ouvir a voz de Deus e seguir a Sua vontade.
Muitas vezes a vontade de Deus não é a nossa, mas temos que saber que a vontade de Deus é boa, perfeita e agradável (Rm 12:2) e que se confiarmos em Deus podemos ir muito além do que poderíamos imaginar.
Tenho certeza que você, assim como eu, tem que fazer escolhas diárias, muitas delas muito difíceis, mas para não nos distanciarmos da vontade de Deus, acabamos optando por fazer aquilo que, aos nossos olhos carnais seria uma escolha incorreta, mas aos olhos do nosso Pai, é uma prova de obediência a vontade Dele.

Que vocês possam meditar nessa pequena palavra e conferir abaixo uma coreografia linda da Cia Tribo de Dança, chamada VONTADE.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

O que é Dança?


I. Definição:
O vocábulo dança é uma das possíveis traduções da palavra grega "paizo" e seus correlatos, bem como da palavra "shireh" da língua hebraica. São elas comumente traduzidas por: agir como criança, dançar, gesticular, imitar. O dicionário Barsa traduz dança como sequência de movimentos e passos rítmicos, executados geralmente ao som da música, por uma pessoa só ou parceiros, dançar significa também mover-se em diversos sentidos; agitar-se.

II. Ensino Bíblico
Encontramos também no Antigo Testamento danças por ocasião das celebrações de vitória (Ex 15.20; Jz 11.34).
Por ocasião das festas da colheita haviam manifestações de dança, como registra juizes 21.21. Estas manifestações eram sempre de uma dança harmonicamente desenvolvida por um grupo, a qual narrava uma história.

"(...) foi, pois Davi, e com alegria, fez subir a Arca de Deus (...) Davi dançava com todas as suas forças diante do Senhor; ( ...) Assim Davi, com todo o Israel, fez subir a Arca do Senhor, com júbilo, e ao som de trombeta" (1Sm 6.12-15). Esta passagem nos relata um fato histórico em Israel: a comemoração, com grande alegria do retorno da Arca da aliança, a qual simbolizava para o povo judeu a própria presença de Deus. E a Bíblia diz que Davi, embora estivesse vestido com uma estola sacerdotal de linho" - traje que representava reverência, dançava com todas as suas forças para expressar sua alegria e gratidão a Deus.

Nos salmos cúlticos (26.6;42.4; 149.3;150.4) aparece a palavra shireh. Estes contextos nos fazem lembrar as procissões promovidas pelo povo, rumo ao templo.

No templo, o culto era o mais impeditivo possível. Os que entravam nos átrio eram somente os sacerdotes, dentre esses somente o sumo-sacerdote adentrava ao santo dos santos. Do "auditório" não se ouvia nenhum som de louvor. Os cantores, ministros do canto, entoavam os louvores (estes eram também sacerdotes). Ao povo em geral não se lhe era dado o direito de pisar o átrio. Os homens tinham o seu espaço, as mulheres outro mais atrás, os gentios atrás do muro. (Jesus revela sua indignação no templo, pois, o lugar dos gentios estava ocupado pelos vendedores. Jesus afirma, então, que aquela casa será chamada "Casa de Oração" para todos os povos"). Sendo assim, se o povo não participava da "cerimônia" propriamente, encontravam eles uma maneira de expressão, e esta foi "no caminhar para templo". Ajudando a multidão, engrossando a procissão, cantavam os salmos. Os salmos cúlticos se reportam a isso, e a palavra acima mencionada é assim traduzida "andarei", passava eu com a multidão do povo", "com adufes e harpa", "com adufes e danças". Somente o Salmo 150.4, em algumas versões, a palavra "shireh" é traduzida por dança.

III. Dança como forma de Adoração 

a) Adoração

O que é adoração?

Na Bíblia hebraica a palavra adorar significa curvar-se, inclinar-se profundamente. O termo correspondente no grego significa prostrar-se, beijando o chão. Diante do divino, do sagrado e sublime que ele experimenta como sobre humano, o homem se prostra: faz-se pequeno e submete-se (Ap 1.17). Adoração é a reação espontânea do homem que é agraciado com a presença de Deus (Ex 34.8; Nm 22.31), é a atitude daquele que se encontra com Deus. Adorar é sinônimo de servir a Deus através do culto" (Gn 22.5; I Sm 1.3; Sl 96.9; At 8.27).

IV. Orientação ao Grupo de Coreografia

a) O que adora e evangeliza dançando precisa:
Ter nascido de novo (2Cor 5.17);
Testemunhar em todo o tempo e lugar (At 1.8);
Ter vida devocional diária. (Oração, leitura da Palavra, bons livros, etc..);
Ser humilde (1Pd 5.5-6);
Saber que tudo deve ser feito para Deus. (Cl 3.23);
Ter atitudes expressas em atos de amor ao próximo e gratidão a Deus. (1Jo 4.7-20);
Encarar como um ministério, um chamado de Deus para esta função;
Que as pessoas poderão critica-las pela postura de adorador (2Sm 6.20-23);
Ter compromisso com sua igreja local;
Ter submissão ao líderes;
Ser dedicado, esforçado e disciplinado quanto os desafios do grupo;
Ter atividades corporais particulares para desenvolver sua capacidade, seu talento.

b) Saber ainda que:
A dança em adoração não tem intenção carnal de dar evidência às curvas do corpo e destaque as suas partes eróticas;
A dança é parte integrante do louvor não é um destaque especial no culto;
Que a dança cristã não é uma exibição artística;
A dança em adoração expressa e completa o regozijar da presença de Deus e Seu relacionamento conosco;
A adoração não é um ato separado do corpo, adoramos o Senhor com todo o nosso ser;
Adoramos e louvamos ao Senhor com danças por causa de sua santidade, da criação e redenção do ser humano;
Não é um complemento ou um enfeite na liturgia.

Conclusão

A dança é uma expressão de louvor e adoração, uma grande estratégia de evangelização. Muitos adolescentes serão alcançados pela Palavra se houver por parte dos componentes paixão e amor as vidas. É preciso temor pois "o temor a Deus, é o princípio da sabedoria". (Pv 9.10)

Eventos

Este espaço também é utilizado para divulgar os eventos do seu ministerio!

Para quem está em Brasilia, veja este aqui!